quinta-feira, 27 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Um pouco de '' A hora da luta''. Vídeo do comício da "Central do Brasil" de Jango. Decada de 60!

Em 13 de março de 1964, Jango discursou na Central do Brasil para 150 mil pessoas. Ele anunciou reformas, como a nacionalização de refinarias de petróleo e a desapropriação de terras para a implementação da reforma agrária, numa tentativa desesperada de conseguir apoio popular.



A Tropicália foi o famoso movimento cultural que surgiu no Brasil da decada de 60 como Pricipalmente uma revolução nas artes e um protesto contra a ditadura militar.

sábado, 15 de agosto de 2009

Arcadismo



A valorização da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes na literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco.
1. Características do arcadismo
1.1- Bucolismo: Fugere Urbem

1.2- Abaixo o exagero: Inutilia Truncat
1.3- Pseudônimos pastoris
1.4- Carpe Diem



2. Arcadismo em Portugal
- Manuel Maria Barbosa Du Bocage (Setúbal, 1765 — Lisboa, 1805)



3. O Arcadismo no Brasil
3.2- Características do Arcadismo brasileiro
3.2.1- Apego aos valores da terra
3.2.2- Incorporação do indígena
3.2.3- Sátira política



- Poeta lírico: Tomás Antônio Gonzaga (Porto, 1744 — Moçambique, 1810)
- Poetas épicos:


- José Basílio da Gama (Tiradentes, 1741 — Lisboa, 1795)
- Frei José de Santa Rita Durão (Cata Preta, 1722 — Lisboa, 1784)
O Barroco



Trata-se da tentativa de retornar à imagem do homem medieval, servo o poder espiritual. Ocorre a redescoberta dos terrores do inferno e as ânsias da eternidade. Tudo em oposição à visão racional do homem da Renascença.


1. Os estilos no barroco literário

O Cultismo
O Conceptismo

2. O Barroco em Portugal

A literatura barroca procurou conciliar o espiritualismo medieval com o materialismo do classicismo renascentista, numa tentativa de equilibrar os contrários.

2.1. Principal autor português

- Padre Antônio Vieira


3. O Barroco no Brasil
O Barroco brasileiro é uma manifestação bem mais pálida que o português, tendo havido aqui a aproximação da cultura europeia com a cultura negra nativa.

- Gregório de Matos Guerra
Quinhentismo



É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui ideias relacionadas ao Renascimento, que vivia seu auge na Europa. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma de literatura informativa das Grandes Navegações, feita através de cartas dos viajantes e dos cronistas e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contra-Reforma (onde o europeu se dividia entre as duas conquistas) e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus, que objetivava inserir a catequese.
1- Literatura informativa


A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas são informações colhidas sobre a natureza e o homem brasileiro, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor literário.
1.1- Principais cronistas e viajantes
- Pero Vaz de Caminha
- Pero de Magalhães Gândavo
- Manuel da Nóbrega

2- Literatura jesuítica

Foi consequência do espírito da Contra-Reforma. A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese.

- Padre José de Anchieta

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

21 anos sem Chico Mendes:

O video abaixo mostra a Amazônia 20 anos depois da morte de Chico Mendes, o lider seringueiro famoso no mundo todo pela sua luta em defesa do meio ambiente e Tema do romance Assassinato na Floresta de Paulo Rangel.