segunda-feira, 1 de junho de 2009

Assassinato na floresta






O livro de Paulo Rangel conta a história de um jornalista investigativo chamado Ivo Cotoxó que trabalha na Tribuna da Pátria.
Ivo Cotoxó é um repórter investigativo que resolvia casos impossíveis, mas por causa de seu patrão Maurício Benjamin, que tinha inveja do rapaz, ele é mandado para os confins da floresta amazônica para resolver um caso simples, uma morte de uma cabocla picada por uma cobra.
Cotoxó descobre que na verdade a vítima teria sido assassinada por bandidos que destroem a floresta para enriquecerem de forma ilícita, que matam qualquer um por dinheiro e esse fato causou grande repercussão no país.
O jornalista denunciou o contrabando de madeira ilegal e ficou a favor das questões ecológicas, ficando conhecido internacionalmente (perturbando até a rotina no palácio de Buckingham).
Uma incrível aventura que um jornalista passa longe de seu estado para registrar episódios inacreditáveis e bárbaros da formação de nosso país e de nossa sociedade.


O autor: Paulo Rangel


Paulo Rangel nasceu no Rio de Janeiro. Passou parte da infância no interior de São Paulo. Aos sete anos foi para a capital, onde concluiu os cursos primário, secundário e universitário. Formou-se na Faculdade de Direito da USP.
Em Benjamin Constant, que fica a poucos quilômetros de Tabatinga, posto militar de fronteira, conviveu com seringueiros, seringalistas e índios aculturados, ocasião em que observou os costumes dos povos da floresta. Desceu os rios Solimões e Amazonas de gaiola, mantendo contato com as populações ribeirinhas. Permaneceu uma temporada em Manaus e Belém, tendo voltado, outras vezes, à região amazônica. (Essa experiência deu-lhe o substrato para o livro Assassinato na Floresta). Atualmente mora no Rio de Janeiro, é casado e tem dois filhos.

Um comentário: